Alimentação Nutracêutica

0

A informação é um fator importante para a manutenção da saúde, pois ela esclarece  tanto sobre os efeitos benéficos de determinados alimentos, como os malefícios causados pela exposição à inúmeras substâncias inerentes à vida moderna, e a partir dessa informação, as pessoas poderão aprender a maior importância aos alimentos, beneficiando a sua saúde.

O termo nutracêutico vem de ‘nutri’, nutriente e ‘cêutico’ de farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e trazem saúde.

É a medicina natural tratando da saúde das pessoas e prevenindo as suas doenças.  Sua ação varia do suprimento de minerais e vitaminas essenciais até a proteção contra várias doenças.

Os alimentos com baixo valor calórico e isentos de gordura começaram a ser comercializados com sucesso. Atualmente, exige-se ainda mais dos alimentos. Além de não fazer mal, os alimentos devem desempenhar funções terapêuticas e medicamentosas, isso caracteriza a Alimentação Nutracêutica.

Para se ter uma ideia da importância da alimentação Nutracêutica, o Japão implantou um programa que consiste em avaliar quais alimentos teriam benefícios comprovados à saúde da população, cumprindo funções específicas no organismo e com isso diminuir as despesas com medicamentos.

Os nutracêuticos são alimentos, ou parte deles, que têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças. O termo nutracêutico vem de “nutri”, nutriente e “cêutico”, de farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e trazem saúde. É a medicina natural tratando da saúde das pessoas e prevenindo as suas doenças.

Mas existe uma pequena revolução nas prateleiras dos supermercados, onde consumidores cada vez mais conscientes e exigentes querem em suas mesas os alimentos nutracêuticos, os alimentos que trataram da saúde dos seus ancestrais. O homem cria e transforma as suas idéias, mas sempre volta as suas origens.

Existem algumas dicas para uma boa alimentação que são importantes de serem observadas:

Água Mineral -  Muitos problemas de saúde da população são relacionadas a água . São doenças provocadas por vírus, bactérias, protozoários e helmintos (“vermes”) ou por agentes químicos presentes na água, geralmente resultado da poluição. Lembre-se que a água é um grande preventivo das doenças. Os refrigerantes são considerados extremamente inadequados à sua saúde,  por não serem naturais.

frutas cítricas – São ricas em limoneno, que previne o câncer e fortalece o sistema imunológico.

Alho e a cebola – São ricos em alicina e estimulam o sistema imunológico, são anti-radicais livres; reduzem colesterol e triglicérides.

Produtos lácteos (iogurte, queijo, ricota). Eles são pré e probióticos e melhoram a flora bacteriana. O coalho de leite possui lactobacilos que auxiliam muito a flora intestinal.

Vegetais crucíferos. Entre eles estão o: brócolis, repolho, couve-de-bruxelas, rabanete, couve-flor, que possuem substâncias que previnem o câncer. Procure os alimentos orgânicos sem agrotóxicos.

Farelos :de arroz, aveia, soja e trigo. São ricos em fibras, estimulam o funcionamento intestinal, reduzem o colesterol. Os farelos são ricos em vários compostos ativos, entre eles as fibras que estimulam o funcionamento intestinal, os ácidos graxos insaturados, as proteínas e vitaminas B1 principalmente. Duas colheres de sopa de farelo por dia é o suficiente. Misture com leite, suco, frutas, ou outros no café da manhã, no almoço com o arroz e o feijão ou no jantar.

Sal marinho - Substitua o sal refinado pelo sal marinho. O sal marinho contém oligoelementos que são retirados no processo de refinamento. Ele tem cristais maiores que o sal refinado, e deve ser utilizado na mesma quantidade.

Açúcar Natural - Substitua o açúcar refinado pelo açúcar natural tais como:  melado, rapadura, açúcar mascavo, açúcar demerare. O melado é um dos alimentos que mais contém ferro na natureza.

Arroz Integral - Substitua gradualmente o arroz branco pelo integral. O arroz integral contém uma película que é justamente o que o mantém integral, pois mantém o germe do grão. O arroz branco é processado e perde esse germe que é rico em nutrientes e importante para nossa saúde.

Existem mais inúmeros alimentos classificados como nutracêuticos, e nos estaremos constantemente falando deles em nossos artigos

Sua saúde e qualidade de vida, depende de sua alimentação, por isso cuide dela!

image_pdfimage_print
Compartilhar

Sobre o autor

Deixar comentário