Aromaterapia: uma ciência milenar.

0

Aromaterapia é a ciência de usar as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, para promover a saúde e o bem estar do corpo, da mente, e psíquica.
Desde a antiguidade os egípcios já se utilizavam da arte da aromaterapia para terapias na área da Medicina. A china também tem manuscritos que incluem o uso de material aromático na medicina chinesa.
Os óleos essenciais formam moléculas especificas e muito interessantes, que combatem microrganismos nocivos à saúde, tais como: bactérias, fungos e vírus. Alguns óleos essenciais formam compostos semelhantes às vitaminas e hormônios.
Os óleos essenciais são aromáticos, voláteis e evaporam rapidamente. Podem ser diluídos em agua, óleo, álcool ou vinagre.

A Aromaterapia está naturalmente e dividida em três campos distintos:
O Uso medicinal
O uso Cosmético
O uso aplicado em psicologia.

No campo medico, a aromaterapia envolve estudos de como as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, podem ser aplicadas no organismo, para promover a cura. Alguns óleos essenciais são tóxicos e, portanto sua prescrição deve sempre ser feita por um especialista. A França e a Inglaterra são grande utilizadoras da pratica da aromaterapia em hospitais. Na França a aromaterapia faz parte do currículo de faculdades de Medicina e Farmacia.

Na pratica cosmética da aromaterapia, encontramos esteticistas e massagistas que utilizam óleos essenciais pra tratamento de pele, cabelo, terapias de relaxamento e outras.

Na psicoaromaterapia, o uso de óleos essenciais é aplicado para melhorar a condição mental e emocional do paciente, e é chamada de “terapia pro aroma”.

Alguns óleos essenciais mais utilizados e facilmente encontrados no mercado brasileiro:
Alecrim: Estimulante do sistema nervoso, tem também ação antisséptica e descongestionante.
Eucalipto: Tem ação expectorante, e analgésica de musculatura.
Hortelã pimenta: Tem ação expectorante, antiespasmódica e vermífuga.
Lavanda: Ação antisséptica e cicatrizante.
Limão: Ação antisséptica, bactericida e diurética.
Manjericão: Ação antidepressiva e antiespasmódica.
Salvia: Ação tonificante e antidepressiva.
Tea Tree: Ação antisséptica poderosa, muito utilizado para tratamento de cistites.

image_pdfimage_print
Compartilhar

Sobre o autor

Deixar comentário