Cromoterapia como Medicina Alternativa.

2

Cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças. Visa restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente. Ela é considerada uma das áreas da Medicina alternativa.
Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações ( como Egito antigo, Índia, Grécia e China), com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis.
Para Hipócrates, saúde e doença dependem da harmonia entre meio ambiente, corpo e mente. Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.
O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII, pesquisou durante cerca de 40 anos as cores e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.
A cromoterapia consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS desde 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata, no Cazaquistão.
Não é reconhecida pela comunidade científica. Entretanto, estudos de duplo-cego refutando ou confirmando os efeitos benéficos da cromoterapia na saúde humana ainda são ausentes na Ciência médica. O efeito da cromoterapia segue sendo uma hipótese não falseável.
Nos dias de hoje, a cromoterapia está relacionada com as sete cores do espectro solar, e normalmente um suporte com uma lâmpada de 25 watts é usada no tratamento, onde é colocado a 5 centímetros da pele, atuando durante aproximadamente 3 minutos.
Esta terapia alternativa tem muitos críticos na comunidade científica, que afirmam que no caso da cromoterapia, o efeito placebo é um fator muito importante na cura de alguns pacientes.
A cromoterapia é muitas vezes ligada com algumas práticas esotéricas, como o Feng Shui, os cristais e a astrologia. Em muitos casos, as sete cores usadas na cromoterapia estão diretamente ligadas aos nossos campos de energia que têm influência nas nossas emoções.

O significado de algumas das cores usadas na cromoterapia:
Vermelho:  Ativa a circulação e estimula o sistema nervoso.
Laranja: É uma cor alegre e antidepressiva..
Amarelo: Esta cor influencia o dinamismo e a capacidade de expressão.
Verde: É uma cor associada à natureza, tranquilidade, equilíbrio e saúde.
Azul: É uma cor relaxante, que traz paz, serenidade e promove a meditação
Índigo: É uma cor que simboliza a intuição e a compreensão.
Violeta: Promove a concentração e eleva a autoestima.

image_pdfimage_print
Compartilhar

Sobre o autor

2 Comentários

  1. Sim a cromoterapia e tudo isso pois minha mãe trabalha com a cromoterapia toda sexta feria e a cada dia que passa mais pessoas estão procurando por essa alternativa da medicina .

    • Olá Karen, muito obrigado por contribuir com seu comentário! Abraços e venha sempre nos visitar aqui no nosso portal de saúde, estamos sempre colocando novidades sobre vários assuntos ligados ao seu Bem Estar!

Deixar comentário