Atividades Aeróbicas.

0

Dá-se o nome de atividade aeróbica, as atividades físicas caracterizadas por exercícios que envolvem múltiplos grupos de músculos, de forma continua, ritmada e prolongada, com elevado gasto calórico, movimentos estes causadores de esforço físico que pode ser suprido pela oxigenação normal da respiração, e que produzem um aumento metabólico.

Este tipo de atividade física, proporciona um grande beneficio a saúde, pois reduz o acometimento de doenças e melhora a qualidade de vida. Ao praticarmos o Exercício Aeróbico, o oxigênio acumulado, tem a função de queimar e transformar a glicose e a gordura em energia para as células. O exercício aeróbico deve ser longo em duração e moderado em intensidade.

A atividade aeróbica é composta por exercícios que estimulam a melhora do desempenho cardiovascular através da utilização do uso do oxigênio pelo nosso corpo, e permite que o coração trabalhe com mais força e com maior frequência.

Este tipo de atividade esportiva, ajuda a melhorar o condicionamento físico e contribui também para o emagrecimento, além de prevenir doenças cardíacas e distúrbios causados pelo stress.
Para realizar alguma atividade aeróbica, basta você estar caminhando, correndo, nadando ou pedalando.
Quando você está realizando uma atividade aeróbica, sua freqüência cardíaca e o consumo de oxigênio pelo corpo são elevados, fazendo com que você passe a gastar mais energia durante a atividade. Quanto melhor a sua capacidade aeróbica, maior será o gasto de energia.

Os exercícios aeróbicos, se praticados com frequência e regularidade, reduzem o risco de:
-Doenças cardiovasculares,
-Auxiliam na eliminação do colesterol,
-Reduzem o risco de osteoporose
-Melhora na qualidade de vida .

As principais modalidades deste tipo de atividade são:
-Caminhada,
-Natação,
-Ciclismo,
-Dança,
-Corrida

Para perda de peso, este tipo de atividade é a mais indicada, pois ele faz com que a gordura armazenada seja eliminada.
É normal que ao praticarmos exercícios aeróbicos, a massa muscular aumente, e o corpo perca a chamada massa gorda para ganhar a massa magra.

image_pdfimage_print
Compartilhar

Sobre o autor

Deixar comentário